A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou as candidaturas apresentadas pelo Politécnico de Leiria no âmbito do programa “Verão com Ciência”, tendo sido concedidas 34 bolsas de iniciação científica a quatro unidades de investigação da instituição

 

Das 34 bolsas, 23 foram atribuídas ao MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, quatro ao ciTechCare - Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, quatro ao CIEQV - Centro de Investigação Em Qualidade de Vida, e três ao LIDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, num montante global que ascende a 16.500 euros.

“A aprovação das candidaturas e a atribuição destas 34 bolsas é muito importante por distintas razões. Primeiramente, por se tratar de um número muito significativo de bolsas, sendo o maior número de bolsas atribuídas à nossa instituição desde o início do programa. E este resultado apenas é possível graças ao profissionalismo dos nossos investigadores e à qualidade da investigação desenvolvida no Politécnico de Leiria”, afirma o presidente do Politécnico de Leiria.

Para Rui Pedrosa, “estas bolsas representam um importante apoio na iniciação à atividade científica, permitindo-nos desenvolver mais projetos inovadores com real impacto na sociedade. As unidades de investigação são os elementos-chave para a I&D+i de elevada qualidade e valor acrescentado que se produz no Politécnico de Leiria”.

De referir que os beneficiários deste apoio são as unidades de I&D com classificação de Bom, Muito Bom ou Excelente, atribuída pela FCT no processo de avaliação de Unidades de I&D 2017-2018.

Os projetos de “Verão com Ciência” devem incluir atividades de iniciação à I&D a desenvolver presencialmente com estudantes, no âmbito das atividades científicas das Unidades de I&D e enquadradas por docentes e investigadores. Os planos de trabalho que recebam apoio financeiro para o pagamento de bolsas de iniciação científica decorrem até 30 de setembro.