Um pavão, um cisne e uma raposa foram apenas alguns dos animais elaborados em origami 3D pelos alunos do 7.º ano da Escola Básica Nery Capucho, do Agrupamento Marinha Grande Nascente

 

As obras, que estiveram em exposição no átrio da escola, foram construídas no âmbito do Dia Internacional da Matemática, assinalado a 14 de março, e que este ano versou o tema “Matemática para todos”. Assim, os alunos foram desafiados, com a ajuda dos pais e de outros familiares, a construírem origamis a três dimensões e a apresentarem o respetivo BI, ou seja, a indicarem a percentagem de peças de cada cor, a área de papel usado, entre outros aspetos.

Segundo a professora Cristina Coelho, a atividade teve como objetivos motivar os alunos para a disciplina, “mostrar que a Matemática está em todo o lado e aproximar as famílias”, tendo contado com a participação dos alunos das turmas B, C, D, E e F do 7.º ano.

Os alunos envolvidos na atividade elegeram seis origamis que estiveram a votos ao longo da semana. No final, e feitas as contas, alunos e professores escolheram como vencedor o origami do pavão, elaborado pela aluna Francisca Moura, n.º 2 do 7.º E. A título de curiosidade, a Francisca levou 42 horas a construir o origami e gastou um total de 176 folhas de papel com as quais fez as 2573 peças que deram ‘vida’ ao seu pavão.