Por ser aberto a diversas indústrias, o ISDOM - Instituto Superior D. Dinis, da Marinha Grande, preserva uma relação de grande proximidade entre ensino superior e as práticas em contexto de trabalho. Uma conexão que contribui fortemente para uma formação superior alinhada com as necessidades reais dessas indústrias


No passado dia 13 de maio, foi a vez de alguns dos alunos das Licenciaturas em Engenharia e Gestão da Produção de Moldes, 3.º ano, e da Licenciatura em Gestão Industrial e Inovação Tecnológica, 2.º ano, graças a esta relação de proximidade, terem a oportunidade de visitar a Batista Moldes, Lda.

A visita de estudo permitiu, no âmbito das unidades curriculares Gestão de Marcas, Gestão de Stocks e Indústria 4.0 Aplicada, conciliar o conhecimento teórico com o contexto de trabalho. Foi possível observar e identificar em chão de fábrica os processos essenciais ao fabrico de moldes de injeção, desde a chegada do aço até à expedição do molde.

Os alunos visitaram todos os postos de trabalho para conhecer os seus processos e as suas tarefas (armazenamento do aço, projeto CAD, planeamento e controlo da produção, metrologia, fresagem, erosão, etc.). Tal contribuiu para se compreender o funcionamento de uma indústria de produção de moldes de injeção e algumas das metodologias utilizadas na tomada de decisões (compras, desenho do molde, operações de bancada, planeamento, gestão da marca, etc.).

O ISDOM agradece “a todos os que contribuíram para a transferência de conhecimento a este grupo de alunos e professores do ISDOM Marinha Grande. Um especial agradecimento ao responsável da empresa, Vítor Batista”.