A Federação de Leiria da Juventude Socialista (JS) realizou o seu primeiro roteiro pelo distrito de Leiria, no passado dia 23 de julho, tendo-se deslocado ao sul do distrito através da Linha do Oeste. O objetivo foi “obter um contacto direto com as fragilidades da linha e as potencialidades no seu investimento”

 

Partindo de Monte Real, a comitiva fez a primeira paragem no Bombarral onde foi recebida pelo executivo da Câmara Municipal e discutidas matérias de mobilidade, nomeadamente o panorama atual dos transportes públicos e a sua administração. A equipa da JS realizou uma visita guiada ao centro da vila e Mata Municipal, onde foi possível extrapolar uma análise das simetrias e assimetrias entre as várias regiões do distrito. A JS visitou também Ferrel, em Peniche, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia, Pedro Barata.

O roteiro terminou nas Caldas da Rainha, com uma reunião com o presidente da Câmara, Vítor Marques, e a equipa do gabinete municipal da Juventude, em que foram discutidas as potencialidades da região na fixação de jovens e os desafios que os autarcas enfrentam na construção de um município criador de oportunidades e propício para se viver, trabalhar ou investir.

Segundo a JS, com a realização do roteiro “foi possível constatar uma partilha de valores, objetivos e bandeiras defendidas pela Juventude Socialista, como a mobilidade, emancipação jovem, educação, emprego e habitação”, afirmando os seus responsáveis que “a JS estará sempre na linha da frente na defesa acérrima de uma oferta pública de transportes públicos de qualidade, capazes de suprir as necessidades dos munícipes e as assimetrias do território dos vários concelhos, assim como na defesa de políticas públicas de habitação a preços acessíveis”.

De referir que a visita contou ainda com a presença do Secretário Nacional da Juventude Socialista, Pedro Vasconcelos Almeida, “que se mostrou consciente das carências e potencialidades da nossa região, ao nível económico e da mobilidade”.

Até ao final do ano a Federação de Leiria da Juventude Socialista conta realizar um segundo roteiro, desta vez ao norte do distrito.