A vereadora com o pelouro do desporto e vice-presidente da autarquia, Ana Alves Monteiro, deu conta, na reunião do executivo desta terça feira, 2 de agosto, da vontade do Município para que o Rali Vidreiro, prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG), e agendada para dias 7 e 8 de outubro, se realize no concelho

 

“Nós queremos que o Rali fique na Marinha Grande, que não vá para outro sítio, mas todos temos que fazer um esforço”, referiu Ana Alves Monteiro, em resposta às intervenções das vereadoras do PCP, Lara Lino e Alexandra Dengucho, que lamentaram a desistência do Clube Automóvel da Marinha Grande da candidatura submetida à autarquia para a atribuição de apoios com vista à realização da prova no concelho vidreiro.

A vice-presidente da Câmara deu conta das conversações que decorreram nos últimos meses com o Clube, garantindo que se entendeu que este é um evento “com uma dimensão distinta de outros”, pelo que se ponderaram “outras possibilidades” para o evento ter “outra alavancagem”. De acordo com Ana Alves Monteiro, “verificou-se juridicamente que não era possível atribuir um apoio pontual” ao Clube por se tratar de uma prova de caráter anual, pelo que se colocou a questão da contratação de serviços. Nesse caso, a Câmara chamava a si a organização da prova, com assunção de despesas e receitas, “mas essa situação não foi acolhida pelo Clube, que é a entidade organizadora”, lembrando que o Rali Vidreiro sempre foi organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande com o apoio da Câmara. Com essa solução, a autarquia passaria a contratar a produção do Rali Vidreiro ao Clube.

As explicações da vereadora foram complementadas pelo presidente, que lembrou que existe um regulamento através do qual foi decidido apoiar o CAMG com vista à dinamização do Rali Vidreiro.

“Estamos disponíveis para discutir sempre”

“Este executivo nunca teve qualquer intenção de não apoiar o rali. Nunca”, garantiu Aurélio Ferreira. “Nós apoiamos o Clube no âmbito das candidaturas que existem”, com base no regulamento em vigor, vincou o autarca.

O presidente lembrou que o regulamento foi aprovado em fevereiro de 2021 e utilizado pelo anterior executivo, para “apoio pontual ao Rali Vidreiro”, e em “véspera de eleições”, ressalvando que a generalidade das associações que se candidataram aos apoios do Município, “viram este ano subir os apoios relativamente aos anos anteriores”. E concluiu: “as associações que apresentarem mais projetos e em várias valências, também terão, ao abrigo do regulamento, mais contributos”.

Aurélio Ferreira disse ainda que, institucionalmente, fez uma diligência com o Turismo do Centro, para saber se esta entidade estava “disponível” para ajudar a complementar o valor a atribuir ao Clube, tendo recebido resposta “positiva”.

“Estamos disponíveis para discutir sempre. Mas há um regulamento”, afirmou ainda o autarca.

De referir que, quer as autarcas do PCP como os do PS, pela voz do vereador António Fragoso, consideraram o Rali Vidreiro um evento de “grande envergadura” e uma “mais-valia”, afirmando que “a Câmara deve envidar todos os esforços para a prova ser no concelho”, pois caso não seja aqui realizada “seria uma perda muito grande”. O autarca socialista lembrou que a prova é dinamizada pelo clube há meia centena de anos, e que deve ser ponderada a atribuição de apoios pontuais para eventos de interesse, bem como deve o regulamento em vigor ser revisto, a par do orçamento camarário, para permitir um maior apoio às associações e clubes que apresentam candidaturas a apoios.

Clube não presta declarações

Poderá, assim, ainda haver a possibilidade de o Rali Vidreiro vir a decorrer nas estradas do concelho da Marinha Grande, nos próximos dias 7 e 8 de outubro, caso o Clube Automóvel aceite que seja a Câmara a entidade organizadora do evento e preste esse serviço ao Município ou, caso volte atrás na decisão tomada na semana passada e aceite o apoio de 38.945,28 euros deliberados pelo executivo no âmbito das candidaturas, e que o Clube já disse não ser suficiente para organizar o evento.

Recorde-se que o clube emitiu ao final da última sexta feira, 29 de julho, um comunicado onde dava conta que “face à impossibilidade de encontrar, entre os parceiros institucionais habitualmente envolvidos, as condições mínimas indispensáveis à realização do evento Rallye Vidreiro Centro de Portugal Marinha Grande 2022, tornou-se obrigatória a alteração ao seu formato original”, mantendo-se a intenção de realizar a prova, nos dias 7 e 8 de outubro, mas “em local a anunciar brevemente”.

O JMG tentou obter um comentário do Clube, mas a Comunicação do CAMG fez saber que não serão prestadas, para já, quaisquer declarações sobre o assunto, acrescentando que “os dirigentes do Clube Automóvel assistiram atentamente esta manhã a todas as intervenções feitas na reunião de câmara” a este respeito.

Foto: Arquivo JMG