O Centro Distrital da Segurança Social de Leiria assinou dia 31 de março, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, o primeiro acordo a nível nacional sobre Altas Hospitalares

 

Na região, quer o Hospital de Leiria (que engloba os Hospitais de Pombal e Alcobaça), quer o Hospital das Caldas da Rainha (que engloba Peniche), bem como muitos outros a nível nacional, deparam-se com grandes dificuldades de encaminhamento de altas sociais hospitalares, isto é, cidadãos que não têm casa, família, ou qualquer tipo de retaguarda quando recebem alta clínica. Neste sentido, o Governo elaborou a portaria 38-A/2023 de 22 de fevereiro que define o regime de acolhimento das Altas Hospitalares e permite às instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) entrarem neste programa.

Com a disponibilização de 29 lugares, a Misericórdia da Marinha Grande foi a primeira no país a beneficiar deste programa.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande já tinha sido, aliás, no auge da pandemia de COVID-19, uma instituição solidária com o país ao aceitar receber cidadãos nestas condições, permitindo que as camas hospitalares, nessa altura, pudessem tratar mais doentes COVID. Tratou-se de “um grande gesto de solidariedade que esta instituição marinhense prestou ao país e que merece todo o reconhecimento”, referiu ao JMG o diretor do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, João Paulo Pedrosa.

“Enquanto diretor do Centro Distrital de Leiria, conhecendo bem o trabalho relevantíssimo da Misericórdia e num ano em que, justamente, comemora 75 anos da sua criação e, ainda, perante tão relevantes serviços que presta à comunidade, apoiando milhares de famílias, entendo que os seus funcionários e dirigentes, com particular destaque para o seu Provedor, Dr. Joaquim João Pereira, mereciam uma justa homenagem da comunidade marinhense, como tributo aos relevantíssimos serviços e pela obra que têm realizado em prol dos mais pobres, desfavorecidos e vulneráveis da comunidade”, disse ainda o responsável.