Assinala-se este sábado, dia 28, um mês do nascimento oficial do Clube de Patinagem da Marinha Grande. O JMG foi conhecer o projeto e esteve à conversa com o presidente do clube, Tiago Silveira.

O que é o Inline Marinha Grande?
É uma equipa de patinagem de velocidade que tem baseado o seu trabalho em três vertentes principais: a formação, o lazer e a competição, tendo sido estas as diretivas até agora. Queremos, num futuro próximo, abraçar também a vertente do Street.

Quando teve o seu início?  
O Clube de Patinagem Inline Marinha Grande nasceu oficialmente no dia 28 de março de 2018, fundada por mim e pelo Pedro Saraiva, no entanto, a história deste projeto começou há muito tempo atrás.
Sou natural de Sines e foi lá que ainda muito jovem comecei a patinar, primeiro como praticante e de seguida como atleta. Consegui atingir boas classificações a nível nacional, que me levaram à Seleção Nacional. Durante anos esta foi a minha paixão, que viria a ser interrompida pelos estudos superiores. Passados uns anos vim residir para a Marinha Grande, onde, em 2007, tentei iniciar este projeto com a ajuda de um amigo marinhense, o To Zé Santos, que me levou ao Sporting Clube Marinhense. Lá apresentámos o projeto aos dois responsáveis do clube pela iniciação à patinagem, sendo que na altura não foi acolhido, dado terem já as modalidades hóquei e artística.
Em 2015, em conjunto com um grupo de pais de praticantes, apresentei o projeto à ASCD de Casal Galego, tendo este sido bem acolhido. Foi lá que durante os últimos 3 anos desenvolvemos a nossa atividade e que fomos crescendo, sobretudo em número de atletas. Em 2015 iniciámos com 12 atletas, e hoje temos já perto de 30, nomeadamente com idades compreendidas entre os 5 e os 38 anos.

Qual a oferta desportiva do Inline?
O Clube de Patinagem Inline Marinha Grande tem como objetivo trabalhar em três frentes: a primeira, que sabemos ser fundamental, é a formação. Temos que ensinar toda a técnica necessária para que o praticante possa usufruir dos seus patins com a máxima comodidade e segurança; a segunda, para nós também muito importante, é o lazer. Queremos colocar o maior número possível de marinhenses a usufruir do prazer e da liberdade, que o andar de patins oferece; em terceiro, mas não menos importante, é a competição. Para aqueles jovens que gostam de desafios e que gostam de se superar, esta é a vertente ideal.

Que balanço faz do percurso do Inline Marinha Grande?
O Inline tem tido, nestes últimos três anos, uma trajetória ascendente. O número de praticantes foi crescendo, os resultados desportivos da equipa foram sendo cada vez melhores, com a obtenção de vários títulos nacionais individuais e por equipas. Em termos de divulgação da modalidade, fizemos um esforço enorme para trazer até à cidade um Campeonato Nacional de Estrada de Iniciados e Juniores em 2016 e, no ano seguinte, o Campeonato Nacional de Estrada de Absolutos, a Sprint Cup e uma Meia Maratona. Daí pensarmos que o percurso do Inline, desde a sua formação até à data, tem sido bastante positivo.

Terminaram a ligação com a ASCD em dezembro de 2017. Qual o motivo do fim da parceria?
A parceria teve o seu fim num acordo entre ambas as partes. A Associação de Casal Galego pretendia dedicar-se mais à vertente Social, na qual estão muito empenhados e onde têm feito um magnífico trabalho, e nós, como estávamos a crescer, iriamos requerer mais esforço e dedicação por parte da Coletividade, algo que se tornava difícil devido ao seu foco principal.

Esta secção do artigo está disponível apenas para os nossos assinantes. Por favor clique aqui para subscrever um plano para ver esta parte do artigo ou então leia o artigo completo na nossa edição em papel.