Está instalado em Vieira de Leiria o único fabricante de aço inoxidável em Portugal. Falamos da Böllinghaus Steel, que tem em curso um projeto na ordem dos 30 milhões de euros. Em entrevista ao JMG, o Diretor Geral, Jorge Correia, explica quais os objetivos do investimento


A B
öllinghaus Steel tem em curso na unidade de Vieira de Leiria investimentos na ordem dos 30 milhões de euros. Que investimentos são estes e quais os seus objetivos?

Mesmo que o processo de laminagem em si não tenha mudado nos últimos cinquenta anos, uma vez que significa passar uma barra quente entre cilindros, todas as operações e configurações das seguintes etapas podem ocorrer de forma mais rápida com uma melhor automatização, substituindo equipamento obsoleto e preparar a Empresa para os próximos cinquenta anos.

O projeto é composto por uma linha de laminagem completamente nova, incluindo um forno de reaquecimento, uma estação de tratamento de água e novos trens laminadores.

Esse investimento contempla, ‘grosso modo’, três fases. Uma primeira, de instalação do componente de laminagem robotizada principal e uma estenderia para perfis de grandes dimensões. Neste capítulo, a construção principal encontra-se concluída, estando a decorrer os testes do equipamento principal. Temos ainda prevista a instalação de uma estação dedicada de tratamento de águas.

Numa segunda fase, temos prevista a instalação de um novo forno de pré-aquecimento dos lingotes de matéria-prima, de maior capacidade e eficiência energética.

Por último, na terceira fase, instalaremos uma linha de laminagem contínua para as dimensões que já fazemos atualmente.

Em todas as fases, os equipamentos serão dotados da devida automação e capacidade de comunicação entre si.

O investimento contempla ganhos de capacidade, eficiência energética, segurança e sustentabilidade ambiental, além de possibilitar uma qualidade de produto homogénea. Trata-se quase de uma “nova” Empresa.

Qual é a vossa capacidade produtiva e principais mercados?

A atual capacidade é de cerca de 20.000 toneladas de laminagem a quente e 10.000 toneladas de estiragem a frio.

O continente americano, principalmente EUA, Canadá e México, representa cerca de 40%, a Europa (Alemanha, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Espanha, França, entre outros) perfaz 50% e a Ásia (Coreia do Sul e Japão) os restantes 10%.

Há espaço a curto prazo para a integração de novos recursos humanos? Em que áreas?

O setor passa atualmente por uma retração de encomendas, pela redução da procura, face aos elevados inventários nos clientes armazenistas e concorrência de preço, principalmente de origem indiana. Isto traduz-se, no curto prazo, mais do que novas integrações, na retenção do conhecimento atual.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 270 colaboradores, em média. Além da sede na Alemanha, temos também escritórios nos Estados Unidos da América e em Itália. Dadas as características desta indústria, temos alguma rotação no chão de fábrica e em algumas áreas intermédias. Trata-se de poder reter talento e ter o retorno da formação e especialização na Empresa, balançando as necessidades de laboração por turnos com o volume de encomendas.

Finalmente, o objetivo passa por manter o nível de emprego em Vieira de Leiria.

Que balanço faz a empresa da sua presença na comunidade vieirense?

Na sequência da sua questão anterior, a Empresa reconhece a expressão social que tem em Vieira de Leiria, ao longo dos seus 27 anos de existência. Além dos postos de trabalho diretos (cerca de 270), podemos falar de agregados familiares, o que nos leva para cerca de 1.000 pessoas. Um número relevante na população da vila. Acrescendo os postos de trabalho indiretos relativos a prestadores de todos os tipos de serviços e fornecedores de bens, a Böllinghaus é um formidável ecossistema social da Vila e do Concelho da Marinha Grande. Ainda a nível indireto, a Empresa apoia diversas instituições e entidades locais, de apoio social, escolar, e ação cultural/recreativa que finalizam uma visível moldura social da Böllinghaus.

A presença da Böllinghaus é o resultado de um conjunto definido de Valores de Empresa – ela própria de matriz familiar, representada pela família Härtel – onde, entre outros, se encontram aqueles orientados para a Família e para a Equipa, atuando localmente, da Vieira para o Mundo.