O Edifício da Resinagem tem patente, mais uma vez, o Presépio Tradicional da autoria do marinhense Filipe Ferreira, que junta mais de um milhar de peças

 

Segundo o autor, num ano “bastante diferente do habitual, onde não existem grandes motivos de celebração, há que manter alguma esperança e dar alguma alegria a todos”, razão pela qual o presépio está de regresso à Resinagem, cumprindo todas as normas da Direção Geral da Saúde tendo em conta o contexto pandémico.

Numa área de 50 m² serão exibidas mais de um milhar de figuras de barro e de outros materiais, bem como dezenas de outras peças criadas pelo autor, que faz questão de recriar cenários de antigamente, relembrando profissões e tradições diversas. Será assim possível apreciar um mercado com inúmeras barraquinhas, tascas e tabernas, ofícios como o ferreiro, o carpinteiro ou o oleiro, os trabalhos rurais com os lavores no campo, a vindima, os jogos tradicionais, o rancho a dançar e a procissão em movimento, entre vários outros.

O nascimento do menino Jesus estará em destaque, como habitualmente, e o presépio voltará a brindar o público com diversas cascatas, fontes e cursos de água, que imprimem movimento e sons ímpares a esta obra artesanal.

O Presépio de Filipe Ferreira poderá ser apreciado até dia 10 de janeiro, de terça feira a domingo, das 10h30 às 13h, e das 14h às 17h30.