“Laços Familiares” é o tema deste ano do Concurso de Poesia dinamizado pela Biblioteca de Instrução Popular (BIP), de Vieira de Leiria


O evento, promovido anualmente, já se tornou uma referência a nível local e visa, desta vez, proporcionar uma reflexão sobre a importância da família, sobretudo no último ano e meio e tendo em conta o contexto pandémico.

“A falta de um abraço, de um beijo, de um afago, fez compreender como os laços familiares são tão importantes para o equilíbrio e para ultrapassar as dificuldades do dia a dia”, referem os promotores.

O concurso está dividido em três escalões etários, dos 8 aos 12 anos, dos 13 aos 17 anos, e para maiores de 18, devendo os poemas ser entregues na BIP, por correio ou em mão até ao próximo dia 15 de outubro.

Serão distinguidos três poemas, a divulgar em sessão pública agendada para dia 30 de outubro, nas instalações da BIP, em respeito pelas normas da Direção Geral da Saúde no que se refere à prevenção da pandemia.

O regulamento pode ser consultado na página da BIP na rede social facebook.

BIP retoma atividades

Entretanto, a BIP retomou no início da semana passada mais um ano de atividades, da quizomba ao piano, passando pelo karaté, dança, ballet ou pintura.

Recorde-se que a BIP, fundada em dezembro de 1932, é uma associação sem fins lucrativos que tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação do livro e da leitura, bem como na promoção de atividades de cariz cultural e recreativo na Freguesia de Vieira de Leiria. Possui instalações próprias há mais de 50 anos, encontrando-se a sua sede atual na Rua Pires de Campos n.º 27.

Uma das suas valências é o Rancho Folclórico “Peixeiras da Vieira”, conhecido no país e no estrangeiro, e através do qual se promove o folclore e a etnografia locais.