A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, o anteprojeto de requalificação do Auditório António Campos, situado na Praia da Vieira

 

O edifício foi construído em 1962, por Ângelo Rodrigues Valgode, proprietário à data, para funcionar como “Casa de Espectáculos” destinada a cinema, bailes públicos, variedades e restauração. Em 1996, a parte destacada e onde funcionou o Auditório seria adquirida pelo Município e alvo de obras de melhoria, tendo estado de portas abertas ao público de 2001 a 2018.

Com esta requalificação, e segundo a autarquia, pretende-se que o espaço possa ter uma utilização polivalente, funcionando como sala de ensaio ou área expositiva, com instalações sanitárias e possibilidade de inclusão de copa. Está previsto um auditório com capacidade para uma centena de lugares, e uma intervenção com novos elementos estruturais em madeira, lembrando as antigas habitações da Praia da Vieira. A obra vai ainda contemplar a beneficiação do largo exterior ao Auditório.

O presidente da autarquia lembra que se trata de um espaço municipal “a carecer de beneficiação, para voltar a acolher programação cultural e outros eventos, que continuem a perpetuar a memória coletiva da sua população”. Segundo Aurélio Ferreira, “pretendemos que venha a ter uma utilização polivalente, por forma a ser possível a dinamização de diferentes utilizações e necessidades logísticas e técnicas, que poderão ser palestras, projeção de cinema, apresentação de espetáculos de teatro ou música, exposições e outros eventos”. Refira-se que o ante-projeto foi aprovado na reunião do executivo de 27 de dezembro.