O Desportivo Náutico da Marinha Grande (DNMG) acaba de receber, pela primeira vez, o Certificado de Clube de Nível Nacional e viu renovado o seu Certificado de Excelência da Escola de Natação


O clube da Marinha Grande foi um dos 7 a nível nacional que foram galardoados pela Federação Portuguesa de Natação com o certificado “Portugal a Nadar”, entregue também a 55 Escolas de Natação. A cerimónia decorreu no passado dia 19 de setembro, no Estádio José Alvalade.

O DNMG esteve representado na II Convenção Portugal a Nadar pelo seu Diretor Técnico, Pedro Lopes, que teve a possibilidade de apresentar a evolução do Modelo de Ensino e Aprendizagem e os respetivos processos pedagógicos e didáticos associados. Em destaque esteve o Ensino da Natação para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: projeto ímpar na realidade portuguesa, dado a sua aplicação em diversos contextos e modelos de ensino e à sua longevidade, única em Portugal (45 anos).


Mais do que a apresentação do projeto, levou-se um estudo longitudinal, que comprova a forma de evolução e as competências adquiridas pelos alunos ao longo dos anos escolares, uma situação que é motivo de orgulho “e apenas possível com a participação ativa do Município da Marinha Grande”, bem como dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente e Poente e do DNMG.

Foi ainda referenciado o Modelo de Aprendizagem e o Processo de Formação Desportiva, onde se anunciaram as particularidades do Desportivo Náutico no que concerne ao Planeamento e Avaliação numa partilha de ideias e inovações para as escolas de natação.

“Sentimo-nos orgulhosos por contribuir de forma decisiva para uma melhor Natação, trabalhamos diariamente para estarmos na vanguarda da natação e podermos levar a todos os valores da natação nas suas diferentes formas de manifestação. A Marinha Grande foi pioneira no Ensino da Natação, herdámos responsabilidade que vai para além do valor desportivo, elevando-se o valor social e cultural que a Natação representa para os marinhenses”, refere Pedro Lopes.

e-max.it: your social media marketing partner