A conferência relativa aos fundos europeus para a área da inovação social, promovida pelo Departamento de Pastoral Social da Diocese de Leiria-Fátima, realizada no passado dia 29 de outubro, contou com um exemplo de boas práticas, oriundo do concelho marinhense

 

A iniciativa, destinada aos órgãos dirigentes e colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), teve como finalidade sensibilizar e informar as instituições sobre as áreas de intervenção no âmbito da Inovação Social.

O professor João Teixeira, do Judo Clube da Marinha Grande, foi um dos oradores da palestra, a convite de Alexandra Neves, representante regional do Programa Portugal Inovação Social (Portugal 2020). Coube ao docente apresentar o projeto que tem a concurso, "Avós(z) do Judo", que pretende “desenvolver ações inovadoras com a população sénior utilizando o Judo como elemento minimizador do impacto das quedas nos idosos, recorrendo a uma equipa multidisciplinar através das Brigadas ao Domicílio e potenciando a mentoria com os avós”.

Solidariedade, inovação e trabalho colaborativo foram as palavras-chave proferidas pelo Cardeal D. António Marto que também participou na conferência e que teve a oportunidade de experienciar a simulação de uma potencial "queda" cumprindo o protocolo de segurança dirigido e orientado pelo professor João Teixeira.