As crianças do ensino pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo, dos ensinos público, privado e cooperativo do concelho da Marinha Grande vão ter direito este ano a um livro. A oferta é do Município, mas a entrega será feita pelo Pai Natal até sábado, dia 24 de dezembro

 


Segundo a autarquia, serão beneficiadas as 2583 crianças inscritas no concelho nos referidos níveis de ensino, com o objetivo de promover a leitura e a cultura.

As crianças dos jardins-de-infância vão receber um dos livros “Pig, o Pug” ou “Pig, o Pug Maroto”, de Aaron Blabey, da Bertrand Editora.

Já os alunos do 1º ciclo recebem o livro “Os irmãos Stephens e o vidro na Marinha Grande”, que resulta de uma encomenda do Município à Editora Barca do Inferno, no âmbito do Ano Internacional do Vidro.

Com texto de Mafalda Brito e ilustrações de Rui Pedro Lourenço, a obra retrata uma pequena aldeia, que cresceu rapidamente. “Se alguns trabalhadores da fábrica de Guilherme Stephens, portugueses e estrangeiros, vinham do tempo de João Beare, novos a eles se juntaram. Não admira, já que Guilherme e também João Diogo Stephens — seu irmão que veio ajudar a comandar os destinos da fábrica — tinham queda para o negócio, mas mais ainda para as pessoas. Eram delicados como os objetos que produziam na sua fábrica”.

Através das escolas as crianças receberam um voucher que devem trocar pelo respetivo livro, na Casa do Pai Natal, localizada na Praça Stephens, em frente à Câmara, no seguinte horário:

Até quinta, das 15h às 21h;

Sexta, das 15h às 23h;

Sábado, 24 de dezembro, das 10h às 18h.