A DECO lança esta quinta feira, dia 26 de janeiro, uma campanha sobre o greenwashing e a existência de alegações ambientais que podem ser enganosas. O objetivo passa por capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis

 

Comecemos por perceber o conceito de greenwashing: Ecológico, biodegradável, Amigo do Ambiente, ... O que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão. Portanto, numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio.

O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe, então, consigo uma técnica de marketing conhecida como "greenwashing”, à luz da qual uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade.

Infelizmente, a proliferação de tais alegações no mercado, sendo uma elevada percentagem das mesmas não fundamentada, conduz a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente.

Assim, a DECO quer informar e despertar todos os consumidores para o que é greenwashing, também conhecido como Ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido. A campanha faz também o aviso às empresas “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis.

Isa Tudela

DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

 

Foto: DR