A Freguesia da Moita vai ser palco já este sábado de um simulacro de incêndio rural. A iniciativa decorre no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado a 1 de março


Assim, este sábado, quando forem 9h30, o sino da Capela da Moita vai tocar a rebate dando o alerta para o início do exercício de evacuação, no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e que vai envolver diversos agentes de proteção civil.


O exercício tem vindo a ser preparado através de reuniões entre as entidades e representantes da população, tendo o último encontro decorrido na noite de terça feira, 28 de fevereiro, no Clube Desportivo Moitense.


O exercício visa testar a operacionalidade dos meios envolvidos, mas também criar mecanismos corretos de atuação, que preparem todos os envolvidos no caso de ocorrer uma situação real. Pretende-se também testar a organização e a capacidade operacional do grupo de voluntários.

Segundo a autarquia, o exercício vai simular a existência de um incêndio rural em Figueira de Gomes, na Mata Nacional de Casal da Lebre.

Serão acionados os dispositivos que permitam garantir a segurança de 95 habitantes, 35 habitações e 2 unidades fabris, com necessidade de evacuação das pessoas para o Largo da Igreja e Centro Paroquial, e para o local de abrigo, no Salão do Clube Desportivo Moitense.

A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, em coordenação com a Junta de Freguesia da Moita e os agentes de proteção civil.