Cinco dias de festividades, mais de 300 artistas em palco, meia centena de coletividades envolvidas e mais de 200 mil visitantes. São estes os principais números da edição de 2024 das Festas da Cidade da Marinha Grande, que encheram de vida, cor e alegria o Parque da Cerca entre os dias 29 de maio e 2 de junho

 

Para o Município da Marinha Grande, o certame, que este ano teve uma maior duração e apresentou algumas novidades, revelou-se “um sucesso”. Isso mesmo refere o presidente Aurélio Ferreira, para quem as Festas da Cidade foram “um sucesso, quer pela quantidade de público que atraiu, quer pela programação diversificada que apresentou”. “Temos consciência que as Festas da Cidade têm crescido de forma consistente e gradual, introduzindo melhorias na sua qualidade”, frisou o edil.

Aurélio Ferreira congratula-se com o facto “deste certame ser reconhecido e destacado como um ecoevento de referência na região de Leiria, pelas suas boas práticas, que reflete o nosso esforço, em conjunto com todos os parceiros, de apostar na separação dos resíduos e em diversas medidas que visam reduzir a pegada ecológica dele resultante”.

O líder da autarquia agradece de forma “especial” a “todos os que colaboraram diretamente para que a organização tivesse corrido tão bem: forças policiais e da proteção civil, associações, colaboradores da autarquia e de tantos e tantos colaboradores de serviços de apoio”.

As Festas da Cidade ficaram marcadas por cinco dias de intensa programação cultural e de entretenimento, durante os quais foram desenvolvidas atividades infantis, radicais, mostra de artesanato, divulgação de associações locais e espetáculos que contaram com a participação de mais de 300 artistas, que subiram aos Palcos Cidade e Stephens.

Em nota de imprensa, a autarquia destaca como “um dos pontos altos” das festividades o concerto dos Calema, realizado na noite de sábado, dia 1 de junho, “que reuniu cerca de 65 mil fãs, numa noite memorável”. Os concertos dos restantes cabeças de cartaz, como Julinho KSD e Toy, bem como as bandas de artistas locais, foram também momentos de grande afluência ao recinto das Festas.

“Uma atividade de referência”

“Muitos grupos e artistas locais proporcionaram espetáculos, nos dois palcos, que comprovaram a qualidade dos projetos culturais desenvolvidos no concelho”, menciona a autarquia, que realça a existência, pela primeira vez, do espaço "Canto das Artes", onde foram dinamizadas atividades artísticas para famílias, jogos tradicionais, demonstrações desportivas e miniconcertos. Para os mais jovens e aventureiros, a Fun Zone ofereceu muitas atividades lúdicas e radicais. A autarquia realça, também, a área das tasquinhas, assegurada por 32 coletividades, sem esquecer os espaços dedicados ao artesanato e ao comércio.

Mais uma vez, os autocarros da TUMG estiveram de serviço, especial e gratuito, desde o Parque Municipal de Exposições e o Estádio Municipal até ao Parque da Cerca e vice-versa, tendo transportado mais de 1.200 utilizadores. Segundo a autarquia, este número representa o tripo do número de utilizadores transportados na edição de 2023 do certame que teve, no entanto, apenas 3 dias de duração.

Para o Município, “as Festas da Cidade da Marinha Grande consolidaram-se como uma atividade de referência, celebrando a cultura, o entretenimento e a sustentabilidade ambiental. Com uma organização exemplar e uma programação abrangente, o evento reafirmou o seu lugar de destaque, no calendário cultural da região, deixando os visitantes desejosos pela próxima edição”.

Na edição deste ano faz Festas da Cidade, o Município da Marinha Grande contou com a parceria de associações e entidades do concelho e o apoio da Águas do Centro Litoral, Bombeiros Voluntários do Concelho, Delta Cafés, Junta de Freguesia da Marinha Grande, PSP, SUMA, TUMG, Valorlis, e o patrocínio da Sociedade Central de Cervejas Sagres.