Os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos de Técnico de Apoio à Família e à Comunidade, a decorrer no Polo da Marinha Grande do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), dinamizaram na manhã da última sexta feira, 6 de janeiro, o evento “Dos 0 aos 100, diálogo intergeracional”

 

Tratou-se da atividade integradora de final do curso, iniciado em 2021, e que confere aos formandos dupla certificação de nível IV e equivalência ao 12.º ano. Segue-se agora um estágio em contexto de trabalho com a duração de 220 horas.

A sessão, que visou evidenciar os conhecimentos e competências adquiridas pelos formandos, a valorização do seu percurso formativo e a elevação da sua autoestima, contou com a presença de três oradores convidados.

O primeiro foi o agente Gaspar, da PSP da Marinha Grande, que partilhou o trabalho que desenvolve junto da população sénior, apontando como principais problemas identificados a solidão, a violência doméstica, o isolamento e a ausência de uma rede familiar de apoio. Segundo o agente, através do programa “Idosos em segurança” são acompanhados atualmente na Marinha Grande 132 idosos, na maioria mulheres (102).

Seguiu-se a intervenção de Miguel Mesquita, animador sociocultural, que deu a conhecer o trabalho da AMITEI, uma instituição dos Marrazes que tem privilegiado nos últimos anos a promoção de projetos intergeracionais, proporcionando o contacto e a interação entre crianças e idosos, com benefícios para ambas as faixas etárias.

Foi ainda oradora a assistente social Carla Rente, que apresentou alguns dos apoios sociais aos quais a população sénior pode recorrer, e alertou para as dificuldades, do ponto de vista físico e mental, de trabalhar com idosos.

Os formandos fizeram uma pequena dramatização de um velório, através da qual quiseram dar o mote à plateia para refletir a respeito da velhice e do acompanhamento aos idosos.

No final, Paula Vaz, diretora do IEFP de Leiria, considerou que o curso de Técnico de Apoio à Família e à Comunidade é “extremamente importante para a sociedade”, que se trata de uma profissão altamente qualificada e com muita procura na região. “Nem tudo será fácil”, alertou a responsável, “mas se trabalharem com amor e carinho” será meio caminho andado.

Já Paula Gonçalves, diretora adjunta do IEFP, congratulou-se pela resiliência dos formandos que conseguiram completar o curso e elogiou a “qualidade” da equipa de formadores.