Na passada 6.ª feira, dia 27 de janeiro de 2023, houve o 2.º conselho Eco-Escolas na Escola do Pátio da Inês


Este conselho contou com a presença e participação dos representantes das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, dos Encarregados de Educação, do corpo docente e não docente, bem como a presença do vereador do Ambiente, o Engenheiro João Brito, e da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa.

Nesta reunião foram apresentadas pelos alunos algumas ideias com o objetivo de serem adotadas atitudes sustentáveis e amigas do ambiente, tais como: a redução de papel higiénico e de limpeza das mãos; a melhoria dos acessos da horta, para situações de mobilidade reduzida; a conclusão do projeto de recolha e armazenamento de águas das chuvas e a restauração da casinha de madeira, do barco, do escorrega e da ponte de brincar. Destacou-se ainda a proposta de melhoria dos espaços envolventes à escola com a colocação de uma rede de retenção de lixo na Ribeira das Bernardas, a requalificação da vala comum à Ribeira e à escola, a plantação de ervas aromáticas e folhados (planta autóctone ribeirinha), para assim diminuir os odores indesejáveis trazidos pelos resíduos da vala.

Os representantes do município prontificaram-se para colaborar na melhoria do meio envolvente à Ribeira das Bernardas, tendo como ponto de partida a colocação da rede de retenção de lixo, com o respetivo recipiente de recolha, que será alusivo ao pássaro Guarda-Rios, presente nas bermas ribeirinhas. A monitorização do lixo será realizada pelos alunos da nossa escola, no compromisso de melhorarmos a qualidade do ambiente tão próximo de nós.

No culminar desta reunião ficou em aberto uma solução para a problemática da vala, na medida em que as crianças gostariam de usufruir do espaço comum, com a possibilidade da construção de uma pista de atletismo.

As crianças da Escola do Pátio da Inês acreditam que com pequenos gestos, todos juntos, conseguirão melhorar a qualidade do ambiente próximo.

Pátio da Inês