Vieira de Leiria está a comemorar o 38.º aniversário da sua elevação a Vila. A este propósito, o JMG falou com o presidente da Junta de Freguesia, Álvaro Cardoso, que deu conta das principais necessidades por colmatar, lamentou a ‘fuga’ de veraneantes para a vizinha Praia do Pedrogão, mas sublinhou a determinação do executivo que lidera em trabalhar em prol dos vieirenses


Quais são, na sua perspetiva, as mais-valias do território que lidera?

O nosso território carateriza-se por um conjunto de património Natural, Edificado, Humano e Cultural, diferenciador e ímpar, tornando-o atrativo quer pela sua beleza natural e material, pela sua gastronomia, pelos efeitos terapêuticos e tonificantes do seu ambiente, quer ainda pela sua vertente cultural (Avieiros, arte xávega, costumes, tradições, hospitalidade).

Qual é a principal característica que marca a população da Vieira?

É muito difícil definir uma única característica dos Vieirenses, sendo muitas as que são reconhecidas a esta “GENTE”, entre muitas outras, atrevo-me a indicar três características indissociáveis: Determinação, Resiliência e Orgulho.

O que ainda falta a Vieira de Leiria, à beira de 40 anos na condição de Vila?

Uma página de Jornal seria insuficiente, para referir tudo o que falta a Vieira de Leiria, para atingir o estatuto que almejamos, cito o que, no meu entender, serão as prioridades:

Expansão da Zona Industrial – Resultado: Crescimento económico e fixação de pessoas;

Implementação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) – reabilitação e modernização arquitetónica do edificado situado no núcleo da Vila;

Construção do Centro Escolar, que permita melhorar as condições de ensino das nossas crianças;

Conclusão de saneamento e outras infraestruturas na Freguesia;

Reabilitação e Repavimentação de Diversas ruas, priorizando as estruturantes;

Dinamização e Promoção da Praia da Vieira, enquanto estância balnear, que desejaríamos de excelência, dotando de um conjunto de infraestruturas:

- Conclusão do Estuarino;

- Ponte pedonal - junto à Foz (ligação das duas margens, acesso a estacionamento na margem norte do rio);

- Rua a Sul da Praia, com ligação à Estada Atlântica;

- Aposta forte na animação Cultural, em particular durante a época balnear;

- Diligências no sentido de combater a poluição do rio Lis, mitigando/eliminando as consequências e impactos na estância balnear da Praia da Vieira;

- Intervenção arquitetónica no Parque de Campismo, alterando a imagem daquele que é o primeiro “Cartão de visita” (amontoado de barracas, sobrepostas), para Quem chega à Praia da Vieira.

A expansão da Zona Industrial de Vieira de Leiria tem sido uma necessidade. Que passos têm sido dados com vista à sua satisfação?

De acordo com informação da Câmara Municipal aguarda-se a aprovação e posterior implementação do PDM (Plano Diretor Municipal).

Quais são os setores de atividade com maior dinâmica na Vieira?

Os setores com maior dinâmica são: Metalurgia e Metalomecânica (Moldes, Ligas Inox, Limas, Serralharia), Comércio e Serviços, Hotelaria e Restauração.

Vieira de Leiria tem crescido em termos de população residente. Que impacto tem tido esse aumento na Freguesia?

O impacto deste crescimento, resulta sobretudo da imigração e tem-se sentido ao nível do aumento de alunos nas escolas, na satisfação de necessidade de mão-de-obra em alguns setores de atividade, designadamente na restauração, comércio e serviços.

Que expectativas tem face à presente época balnear?

Louvo o envolvimento, esforço, empenho, dedicação e resiliência das Associações.

Teme a perda de veraneantes e turistas para a vizinha Praia do Pedrogão, que nos últimos anos tem tido uma maior dinâmica e investimento por parte do Município de Leiria?

Lamentavelmente deixou de ser um receio, passou a ser uma realidade, não só ao nível de veraneantes, como dos próprios Vieirenses, estes últimos, no que à animação Cultural/espetáculos, diz respeito.

A Freguesia da Vieira tem diversas associações, quer na área cultural, como desportiva e social. Que papel desempenham estes agentes na comunidade vieirense?

As Associações assumem na comunidade um importante papel, diria mesmo insubstituível, na promoção de atividades, renovando costumes, tradições e artes, enraizadas nos lugares onde estão implantadas e que com as suas “Gentes” tão bem sabem representar, substituindo-se assim, a Entidades que têm responsabilidade e competências, na dinamização destas mesmas e que por falta de meios e recursos, não tem possibilidade de as promover.

Que apoio tem a Junta da Vieira dado a estas entidades?

A Junta de Freguesia, reconhecendo a importância e o mérito destas associações, tem apoiado, dentro das suas possibilidades, ao nível financeiro, logístico, divulgação e burocrático (licenciamento).

Está sensivelmente a meio do segundo mandato como presidente da Junta. Qual tem sido a sua principal dificuldade?

As dificuldades são várias e de vária ordem, começando pelas limitações de competências, limitações financeiras e limitação de recursos, contudo, continuamos empenhados em satisfazer as necessidades mais prementes, com o reduzido orçamento que dispomos.

Que projeto(s) gostaria de ver concretizado(s) até ao final do presente mandato?

As preocupações e necessidades são imensas, contudo o início da expansão da Zona Industrial e a revitalização, dinamização e promoção turística da Praia da Vieira, entendo dever merecer a melhor atenção das Autarquias.