A Associação Casa D’Árvore - ABC Natur está a dinamizar os “Encontros com a 1.ª Infância” e o projeto “Escola da Mata – Crescer na Natureza”, e já tem inscrições abertas para o próximo ano letivo

 

Fundada em 2013, a Associação foi “fruto do sonho de criar outras oportunidades e vivências às crianças e aos jovens, experiências diferenciadoras em que é promovido o contacto com a natureza, uma relação próxima com a comunidade e em que todas as aprendizagens são feitas em contextos reais onde a individualidade da criança possa ser acompanhada e respeitada”, e com a premissa de cuidar do meio envolvente, a mata nacional de Leiria.

Segundo Cidália Martins, presidente da Direção, “só conseguimos cuidar daquilo que conhecemos e portanto, aqui um dos objetivos foi realmente estar na mata, estar na natureza, conhecê-la, vivê-la e poder cuidar dela”.

Sedeada em Pedreanes, em antigas casas de guardas florestais, a instituição tem sentido uma dificuldade acrescida devido aos incêndios que consumiram a mata em 2017. “Esta falta de pinhal está-se a tornar muito desafiadora e estamos a procurar alternativas onde possamos continuar a fazer o nosso trabalho de aprendizagem em contexto vivo”.

Com base no lema de que o que está na natureza pode ser utilizado, transformado e ganhar uma nova vida, a instituição está a construir uma horta com recurso aos troncos das árvores que foram cortados, existe uma pequena casa da árvore construída com paletes, há pneus reaproveitados e ainda uma cozinha de lama que potencia brincadeiras e envolve as famílias.

Segundo Mafalda Caseiro, facilitadora da Casa D’Árvore, um dos projetos da Associação é a “Escola da Mata – Crescer na Natureza”, que surgiu com o intuito de aproximar as crianças cada vez mais da natureza, e que engloba subprojectos como os “Encontros com a 1.ª Infância”, para crianças entre os 0 e os 3 anos, acompanhadas de um adulto, em que passam uma manhã, entre as 9h30 e 12h, a vivenciar a experiência e o contacto com a natureza. Há ainda o projeto “Crescer na Natureza” que se destina a crianças entre os 3 e os 6 anos, a funcionar entre as 9h30 e as 16h30, no Pinhal de Leiria.

Trata-se de um projeto que “permite a cada criança explorar e desenvolver a criatividade, a confiança, a autoestima, a motivação para a aprendizagem, as habilidades sociais e, também, competências cognitivas e motoras. Possibilita ainda, um maior conhecimento do ambiente natural, despertando o interesse e respeito das crianças pelo mesmo”.

Segundo as responsáveis, este é um projeto “diferenciador”, uma vez que “pode ser frequentado de acordo com os interesses e necessidades dos responsáveis pela criança, com uma frequência de duas, três ou mais vezes por semana”, de manhã ou todo o dia, sendo que “o espírito de comunidade está sempre presente, quer no contacto com a comunidade local com a partilha de saberes e tradições, quer no envolvimento ativo das famílias”.

Assista à reportagem com a Casa D’Árvore – ABC Natur em www.marinhatv.com. Mais informações pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo contacto 911 750 464.