A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas da Marinha Grande agendou para a noite desta quinta feira, 30 de março, uma sessão pública no Auditório do Edifício da Resinagem, com início marcado para as 21 horas

 

Numa nota dirigida à população, a Comissão de Utentes dá conta do “agravamento sucessivo do Serviço de Saúde pública no concelho”, denunciando a existência, no Centro de Saúde da Marinha Grande, de cerca de 7.000 utentes sem médico de família, dos quais cerca de metade são imigrantes.

A Comissão revela que o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) “não funciona durante o dia e, apenas durante algumas noites, há cerca de 6 meses”, e que na Extensão de Saúde de Vieira de Leiria “foi retirado um médico, condicionando de forma acentuada o atendimento dos utentes”.

Quanto à Freguesia da Moita, o documento recorda que “foi encerrada a Extensão de Saúde local e criado em sua substituição um balcão digital”.

A Comissão de Utentes diz ainda ter sido informada da criação de uma Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, que vai integrar os Centros de Saúde de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Batalha, Porto de Mós, Nazaré, Alcobaça e Ourém, e que será gerida por um Conselho de Administração, presidido pelo Hospital de Leiria. Uma decisão que terá sido tomada “por uma Comissão nomeada para o efeito e sob a base de um plano de negócio”.

Sublinhando que “a saúde pública não é um negócio” a Comissão de Utentes apela à mobilização da população do concelho na reunião desta noite.

Foto: DR