“Como gente grande” é como se intitula o livro que será apresentado no próximo dia 25 de fevereiro, sábado, pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. A obra, da autoria de Isabel Ferreira, apresenta “20 histórias de vida e de trabalho de adultos de hoje que não tiveram tempo de ser crianças”, entre os quais um operário vidreiro da Marinha Grande


A autora, nascida em 1970, em Lisboa, é licenciada em Política Social e já tem outros trabalhos publicados, designadamente na área da sociologia. Sobre a obra que dá agora à estampa e a respeito da inclusão de um testemunho de um vidreiro marinhense, Isabel Ferreira adiantou ao JMG que a sua escolha “relaciona-se com o facto de esta ser uma das principais atividades da nossa área geográfica, que há pouco tempo empregava grande parte da população da Marinha Grande, direta ou indiretamente, e que envolve condições de trabalho muito duras, sobretudo para uma criança”.

A autora faz saber que não conhecia o sr. Júlio, o operário que entrevistou e cujo nome lhe foi indicado por Etelvina Rosa, antiga dirigente do Sindicato Vidreiro. “Gostei imenso de falar com todos os meus interlocutores e, penso que posso dizer que, da desconfiança e hesitação inicial que todos mostraram, despedimo-nos, em cada entrevista, amigos para a vida”.