No rescaldo das Eleições Legislativas de 10 de Março, a Marinha Grande, ainda que por relativamente “pouca” distância, emerge como um bastião de resistência contra a onda de polarização e extremismo que varre o país. Num cenário político onde o medo e a divisão tentam ganhar terreno, é aqui que encontramos uma comunidade resiliente, determinada a reafirmar os seus valores de solidariedade, justiça social e progresso


Este ano, enquanto celebramos os 50 anos da Revolução de 25 de Abril, um marco histórico que nos libertou das amarras da ditadura e abriu as portas para a democracia, somos confrontados com uma realidade sombria. A sombra do fascismo ergue-se novamente, alimentada pela ascensão do partido de extrema-direita CHEGA e sua retórica divisiva e intolerante.

Ao observarmos os resultados eleitorais na Marinha Grande, é evidente que a voz da esquerda ressoa uma vez mais. O Bloco de Esquerda, com um crescimento notável em número de votos em comparação com as eleições anteriores (mais 135 votos o que significa um aumento de 10% no número de votos), demonstra que a mensagem de igualdade, justiça e inclusão está a ganhar terreno. Este é um testemunho do compromisso firme dos cidadãos desta cidade com uma sociedade mais justa e equitativa.

No entanto, não podemos ignorar o declínio do Partido Comunista Português e do Partido Socialista na região. Este fenómeno não deve ser encarado como uma derrota, mas sim como um chamado à reflexão. É hora de repensar as estratégias e as políticas, garantindo que estejam verdadeiramente alinhadas com as aspirações e necessidades do povo.

É importante destacar que, no círculo eleitoral de Leiria, que elege 10 deputados, o CHEGA obteve dois assentos parlamentares, enquanto que em 2022 tinha eleito apenas um. Por outro lado, o Bloco de Esquerda, que em 2022 tinha perdido o seu deputado neste círculo eleitoral, aumentou a sua base de apoiantes tanto no concelho como no distrito, mostrando um compromisso forte com a região. É também relevante notar que, ao contrário dos deputados do BE, o representante eleito do CHEGA não demonstrou um envolvimento significativo no distrito, sublinhando a diferença na abordagem e no compromisso com os eleitores locais.

Além disso, é encorajador notar que a abstenção diminuiu significativamente em relação às eleições anteriores. Este é um sinal claro de que os cidadãos estão cada vez mais conscientes da importância de participar ativamente no processo democrático. A democracia só pode prosperar quando todos os cidadãos se envolvem e fazem ouvir as suas vozes.

No entanto, à medida que celebramos esta conquista histórica, devemos permanecer vigilantes. A ascensão do partido de extrema-direita CHEGA é um lembrete sombrio de que ainda há muito trabalho a ser feito na luta contra o ódio, a intolerância e a exclusão. Devemos permanecer unidos contra qualquer tentativa de minar os valores fundamentais da nossa sociedade. Em relação a este aumento do apoio ao CHEGA na região, é lamentável que algumas pessoas tenham sido seduzidas por uma mensagem populista baseada no ódio e na desinformação. Este fenómeno destaca sem sombra de dúvida a importância de uma abordagem mais educativa e esclarecedora, com vista a desafiar as narrativas extremistas e promover um diálogo construtivo sobre a política e as políticas.

À medida que olhamos para o futuro, é imperativo que continuemos a fortalecer os laços de solidariedade e cooperação na Marinha Grande. Devemos continuar a trabalhar juntos para construir uma comunidade onde todos tenham oportunidades iguais de prosperar e alcançar seu pleno potencial.

A Marinha Grande está no caminho certo para se tornar um farol de progresso e esperança em Portugal. Com determinação e solidariedade, podemos enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos.

Juntos, vamos avançar rumo a uma Marinha Grande Para Todos e a um Portugal onde os valores da esquerda - solidariedade, justiça social e progresso - sejam verdadeiramente celebrados e defendidos. Ainda que sem representação de deputados do Bloco de Esquerda de Leiria na Assembleia da República, os marinhenses podem confiar que os seus problemas e preocupações não serão esquecidos pelo nosso partido!

Pedro Luzio

BE Marinha Grande