“A Democracia passa por aqui” é como se intitula o livro da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Leiria, que será publicamente apresentado no próximo dia 20 de julho, sábado, pelas 17h, na sede da Federação Distrital de Leiria do PS

 

 

Em nota de imprensa, os promotores explicam que se trata de “uma coletânea rica em testemunhos de figuras políticas, militantes e simpatizantes do Partido Socialista”, ao longo das suas 400 páginas.

 

O livro está dividido em três partes principais. São elas “O Meu 25 de Abril de 1974”, com memórias de personalidades que viveram intensamente a Revolução dos Cravos; “O Meu 1.º de Maio de 1974”, com relatos emocionantes do primeiro Dia do Trabalhador celebrado em liberdade; e “A Minha Visão de Futuro para a Democracia Portuguesa”, com as reflexões e aspirações de diversas figuras ligadas ao partido.

Entre os mais de 200 contributos, destaque para os testemunhos de Carlos César, Pedro Nuno Santos, Augusto Santos Silva, Marta Temido, José Luís Carneiro, Álvaro Órfão, Telmo Ferraz, Joaquim Matos, Catarina Sarmento e Castro, Gonçalo Lopes e Ana Abrunhosa, entre muitos outros.

O prefácio é da autoria de João Barroso Soares, filho dos fundadores do PS Mário Soares e Maria Barroso, que “acrescenta um valor histórico e emocional à obra”.

Durante a apresentação do livro poderá ser visitada a exposição homónima, que reúne mais de 400 fotografias da coleção individual de António Santos, um ilustre figueiroense, co-fundador do Partido Socialista em Figueiró dos Vinhos e combatente antifascista.