Rui Armindo Freitas, Secretário de Estado Adjunto da Presidência, esteve esta quarta feira, 9 de outubro, na Marinha Grande, para a inauguração do Gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), situado na Rua Machado Santos

 

O espaço foi criado ao abrigo de um protocolo entre o Município da Marinha Grande e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa promover o acolhimento, informar e apoiar os cidadãos migrantes em diferentes áreas como, desde a regularização da sua situação migratória, habitação, trabalho, saúde e educação, entre outras.

Na ocasião, o presidente do Conselho Diretivo da AIMA, Pedro Gaspar, deu conta do “desafio” que a integração coloca, bem como da necessidade de potenciar estes gabinetes de forma integrada, convergindo com a visão da Agência. Segundo o responsável, o concelho da Marinha Grande tem atualmente 4482 migrantes, o que representa 10,8 por cento da sua população.

Já o Secretário de Estado frisou que “falar de imigração na Marinha Grande é falar de trabalho”, considerando que “não há sítio [do país] onde faça mais sentido um gabinete CLAIM do que aqui”. Para Rui Armindo Freitas, a imigração deve ser vista como “solução para o inverno demográfico”, realçando que os imigrantes que trabalham em Portugal contribuem com as suas contribuições sociais para vida do país, defendendo que através “da integração de todos os que nos procuram termos uma sociedade mais próspera”.

O presidente da Câmara, por sua vez, referiu que o protocolo agora firmado “materializa o desejo do Município de ter um espaço adequado” à população migrante. Aurélio Ferreira mostrou disponibilidade para continuar com este trabalho “conjunto”, referindo-se à criação do Gabinete CLAIM na Marinha Grande como “a primeira semente” desse trabalho.